-BLOG NÃO OFICIAL-

terça-feira, 15 de março de 2011

Os Primeiros Passos do Evangelho no Brasil

Tentativas de implantação do evangelho no brasil

1ª) Franceses, em 1555, no Rio de Janeiro.

Expulsos pelos portugueses.

Como estratégia para expulsar os franceses, Portugal acabou fundando, por meio de Estácio de Sá, a cidade do Rio de Janeiro. Mem de Sá, tio de Estácio de Sá, concluiu a expulsão dos franceses, mandando matar a todos.

Na execução de um dos pastores, o carrasco tinha pouca experiência, e foi auxiliado pelo padre José de Anchieta, segundo a descrição dos próprios jesuítas (ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola. A Ordem foi reconhecida por Bula papal em 1540. É hoje conhecida principalmente por seu trabalho missionário e educacional).

2ª) Holandeses, em 1624, no Nordeste.

Expulsos pelos portugueses.

A Igreja Cristã Reformada veio ao Brasil com os holandeses e foi expulsa com eles pelos portugueses católicos romanos. O evangelho só encontrou solo entre os índios, que viam os holandeses como libertadores. Quando os holandeses foram expulsos, os índios convertidos foram martirizados.

Esses dois períodos da presença evangélica no Brasil foram marcados pelo martírio. O evangelho só foi começar a se expandir no Brasil no século 19, com a abertura do país para os missionários estrangeiros. Foi nessa época que foram fundadas as primeiras denominações evangélicas no país: as igrejas Anglicana, Luterana, Congregacional, Batista, Presbiteriana e Metodista. A Assembleia de Deus foi fundada oficialmente em junho de 1911, em Belém do Pará, pelos missionários suecos Gunnar Virgen e Daniel Berg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário